segunda-feira, 27 de junho de 2011

A natação contribui para uma melhor saúde


    Na natação, a criança pode experimentar os movimentos novos que aprende: como rolar, movimentar as perninhas e bracinhos sem o risco de quedas e traumatismos. Além de tudo, é um meio aconchegante oferecido pela água morna. 
    A natação é um desporto completo, melhorando a resistência do organismo e ajudando na prevenção e recuperação de doenças como asma, bronquite e
problemas ortopédicos .




Beneficio da Natação para as crianças
Para além de algumas doenças como a asma ,bronquite e problemas ortopédicos, a natação também tem outros aspectos positivos,tais como:
- Relaxação psíquica e física;
- Incremento da amplitude articular;
- Fortalecimento de músculos débeis;
- Ajuda a ampliar actividades relacionais e sociais (autoconfiança); 
- Facilita o ambiente lúdico-recreativo, motivando continuidade;
- Criação de hábitos higiénicos extrapoláveis para vida quotidiana; 
- Valor terapêutico e de reabilitação;
Melhora a capacidade cardiorespiratória, o tônus, a coordenação, o equilíbrio, a agilidade, a força e a velocidade; 
- Desenvolve habilidades psicomotoras (lateralidade, percepções táctil, auditiva e visual)
- Noções espacial, temporal e de ritmo;
- Etc...




Natação Infantil: um Hábito Saudável

A natação é o desporto que pode fazer parte da vida da criança, logo nos primeiros meses. É praticada de forma lúdica e recreativa, sem compromisso com as técnicas, para uma adaptação ao meio líquido. Esse desporto contribui para desenvolvimento do ser humano integral, nos aspectos cognitivo, emocional e social.

Também é incontestável a eficácia e a eficiência da natação para a melhoria do aspecto físico e da postura essenciais para o desenvolvimento motor. Desde cedo as crianças devem ser incentivadas a exercerem alguma actividade física. As vantagens de um desporto iniciado logo cedo são inúmeras. A natação é uma excelente dica ao público infantil.
A importância da natação para a formação de sua personalidade e inteligência é algo que não se pode negar. Com os colegas na piscina, aprendem que cada um tem sua vez e todos são importantes.